Total de visualizações de página

29 de nov. de 2010

POLICIA NOTÍCIA: Polícia prende 20 pessoas em operação no Vale do R...

POLICIA NOTÍCIA: Polícia prende 20 pessoas em operação no Vale do R...: "A Polícia Civil em Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, prendeu nesta quarta-feira, 20 acusados de integrar uma quadrilha que pratica..."
Forças Armadas devem permanecer no Alemão  (REUTERS/Sergio Moraes )
Cabral pede que Forças Armadas permaneçam no Alemão por até 7 meses
Publicação: 29/11/2010 13:08 Atualização: 29/11/2010 13:25


O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, disse nesta segunda-feira que pediu ao Ministério da Defesa para que as Forças Armadas permaneçam por até sete meses no Complexo do Alemão e na Vila Cruzeiro, zonas ocupadas pelas forças de segurança.

A Secretaria de Segurança do Rio de Janeiro disse que o objetivo é que os militares continuem no complexo de favelas até o próximo semestre, quando é prevista a instalação de uma UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) na região e quando novos policiais militares serão formados para trabalhar no local.

Cabral já conversou a respeito com o ministro da Defesa, Nelson Jobim, e formalizará seu pedido acertará os detalhes técnicos, segundo a secretaria.

As Forças Armadas cederam veículos blindados da Marinha e do Exército para a ocupação e o confronto com traficantes. E, dos 2,7 mil homens que participaram da operação no Alemão, 800 eram soldados da Brigada de Infantaria Paraquedista do Exército.

O governador disse que os militares devem ajudar no policiamento ostensivo nessa chamada "fase de transição" entre a tomada do local e a instalação da UPP.

Polícias já apreenderam 40 toneladas de droga no RJ

Um balanço parcial divulgado ontem (28) pela assessoria da Secretaria de Segurança do Estado do Rio estimou em cerca de 40 toneladas a quantidade de drogas apreendidas no primeiro dia de ocupação do Complexo do Alemão, na zona norte da cidade.

Pelo menos 50 fuzis foram encontrados, sendo nove deles de calibre ponto 30, capazes de abater aeronaves ou até de perfurar carros blindados. Dez mil munições de vários calibres também foram apreendidas.

Do total de drogas localizadas, a Polícia Civil contabilizou 13 toneladas de maconha, 200 quilos (kg) de cocaína e 10 kg de crack. O restante seria por conta das apreensões feitas pela Polícia Militar.
Durante todo o dia, grandes carregamentos de drogas foram localizados dentro de casas, escondidos nas lajes ou enterrados em quintais. Em uma única residência, a Polícia Civil encontrou 7 toneladas de maconha em tabletes, o suficiente para lotar um caminhão.
A ocupação do Complexo do Alemão começou por volta das 8h desse domingo, mas os cerca de 2.700 policiais envolvidos na operação encontraram menos resistência do que imaginavam. Tiros de fuzil e rajadas de metralhadora podiam ser ouvidos ao longe, mas a presença maciça das tropas amedrontou os traficantes, que preferiram fugir, se esconder ou se entregar em vez de partir para o confronto direto.
No início da noite, em entrevista, o secretário de Segurança do Rio, José Mariano Beltrame, disse que a operação atingiu o coração do tráfico e que depois do Alemão, a polícia poderá ir às favelas da Rocinha e do Vidigal, ambas na zona sul.

"O Alemão era o coração do mal. É um local emblemático para todo o Rio de Janeiro, onde tínhamos a convergência de marginais, que lá se homiziavam [escondiam]. E se chegamos ao Alemão, nós vamos chegar na Rocinha, vamos chegar ao Vidigal."

Beltrame afirmou que as operações no Complexo do Alemão não têm prazo para terminar e que o governo do Rio espera manter um efetivo fixo na região, que será pacificada com ocupação permanente das forças de segurança
.

27 de nov. de 2010

Sites internacionais repercutem onda de violência no Rio de Janeiro

"Cenas de guerra nas favelas do Rio" destaca o site do jornal francês Le Figaro

A onda de ataques no Rio de Janeiro que deixou mais de 30 mortos nos últimos cinco dias virou notícia nos principais sites de jornais internacionais. A rede de notícias árabe Al-Jazeera e o site do jornal francês Le Figaro foram os que deram maior destaque ao confronte entre traficantes e policias na capital fluminense.

"Cenas de guerra nas favelas do Rio" é a manchete do site do periódico francês Le Figaro. A matéria remete para uma galeria com oito fotos de policiais armados nas ruas, pessoas fugindo, veículos queimados e apreensões de drogas.
Este tipo de imagem passou a ser associada ao Brasil pelos estrangeiros após os filmes Cidade de Deus, Carandiru e Tropa de Elite, que exploravam a miséria brasileira e o poderio militar e que foram sucesso de público e bilheteria no mundo inteiro.

Balanço oficial da PM contabiliza 35 mortos no Rio

Rio de Janeiro - O número de mortes nos confrontos dessa semana entre policiais e bandidos no Rio de Janeiro chega a 35, de acordo com o último boletim da Polícia Militar sobre os resultados do combate à recente onda de violência que atinge a Região Metropolitana fluminense.
O comunicado policial indicou que, até agora, os tiroteios e os atos de violência e repressão registram 35 pessoas mortos, 197 detidos, 96 veículos incendiados e três agentes de segurança feridos, além de um número ainda não confirmado de civis hospitalizados.


O número pode ser ainda maior porque o balanço não inclui as ações da Polícia Civil e versões da imprensa que apontam que o número de mortos já chega a 43.

Em uma das operações desta sexta-feira, os agentes apreenderam 900 quilos de drogas em uma casa na favela Vila Cruzeiro, que, junto ao Complexo do Alemão, concentra a maior parte das ações policiais.

Nos incidentes desta sexta-feira, 26, o fotógrafo brasileiro Paulo Whitaker, da agência de notícias "Reuters", foi baleado no ombro enquanto cobria um dos intensos tiroteios do dia.

Whitaker, que estava usando um colete à prova de balas, foi levado às pressas a um hospital do Rio na companhia de vários colegas de profissão, tal como comprovou a Agência Efe. No entanto, ele não corre risco de morte.
A Vila Cruzeiro, que era considerada a favela mais perigosa do Rio devido ao número de bandidos que a usavam como reduto, foi ocupada na quinta, 25, pela Polícia em uma bem-sucedida operação policial que contou com o apoio de seis veículos blindados da Marinha.

Pelo menos 200 bandidos que estavam nessa favela fizeram uma fuga em massa e desesperada, registrada pelos helicópteros de televisão, em direção ao Complexo do Alemão, também controlado pela facção criminosa Comando Vermelho. 

Após o êxito da operação, o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, decidiu pedir mais apoio das Forças Armadas, solicitação que foi prontamente atendida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Além dos 800 membros da Brigada de Paraquedistas do Exército, o Ministério da Defesa autorizou o uso de dez veículos blindados e de três helicópteros da Força Aérea, assim como de equipes de comunicações e equipamentos.

25 de nov. de 2010

Mãe desesperada denuncia adolecente por trafico.

O fato aconteceu ontem no ultimo domingo (21/11/10) em governador Valadares, quando a dona de casa se preparava para faxinar o quarto da filha de 15 anos. De acordo como o Delegado de regional de Policia Civil Valadares Gerferson Botelho, a ação da mãe foi um ato de desespero. Em entrevista concedida ao repórter Edmilson Cassiano, Betelho recomendou que os pais passem a acompanhar o comportamento do filho.

De acordo como o delegado só este ano em Valadares foram apreendidos mais de 200 kg de entorpecentes. 198 prisões, com um total de 150 adolescentes envolvidos.

24 de nov. de 2010

Polícia prende 20 pessoas em operação no Vale do Rio Doce

A Polícia Civil em Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, prendeu nesta quarta-feira,  20 acusados de integrar uma quadrilha que praticava crimes como tráfico de drogas, homicídios e saidinhas de bancos.

A Operação Ratoeira, nome dado à ação, foi resultado de seis meses de investigação. Segundo a polícia, o grupo tinha ramificações nas cidades de Inhapim, também no Vale do Rio Doce, Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri, em todo o Vale do Jequitinhonha, no estado de Rondônia, Região Norte do país, além do Paraguai.

Foram apreendidos 10 quilos de crack, munições, armas, uma balança de precisão e dinheiro vivo. A operação foi realizada simultaneamente em Governador Valadares, São Pedro do Suaçuí e Araçuaí, na Região do Jequitinhonha, e São Pedro do Suaçuaí.